top of page

Entenda o que é Importação e Exportação

Importação e Exportação são processos inseridos dentro do comércio exterior, ambos são de extrema importância mesmo possuindo funções diferentes. Entenda a importância das funções dos processos de importação e exportação:


O que é Exportação?


Exportação é a ação de envio, doação ou venda de produtos, bens e serviços do país de origem para outro determinado país.

Muitas empresas optam pela exportação com o intuito de expandir seus negócios para o comércio exterior, ultrapassando a barreira do mercado interno. A maioria dessas empresas contam com serviços de outras empresas especializadas no mercado de exportação, assim poupando mais tempo para se dedicar a operação do seu próprio negócio.


Conheça os modelos de Exportação existentes:


  1. Exportação Indireta

A exportação indireta acontece quando a venda de serviços e produtos é feita por empresas que não são originados de um determinado produto ou serviço mas realizam a aquisição dos mesmos para realizar o processo de exportação.


2. Exportação Direta


A exportação direta acontece quando o produtor original de um determinado serviço ou produto é diretamente ligado ao importador sem nenhum tipo de intermédio. Para a realização desse processo ser bem sucedido, a empresa produtora precisa ter todo o conhecimento dos processos, licenciamento, embalagem correta, entre outras obrigatoriedades.


3. Exportação Imperfeita


A Exportação imperfeita acontece quando uma empresa especializada no nicho de exportação surge como solução para uma empresa produtora que não possui conhecimento em todo o processo. Ou seja, empresas produtoras delegam o processo para uma empresa especialista em exportação.


4. Exportação Perfeita


A exportação perfeita acontece quando o processo é realizado sem uso de nenhum intermédio responsável por cuidar da entrada de produtos no país destinado, na teoria pode até aparentar ser um processo simples, mas o lado negativo é que se houver alguma intercorrência no decorrer do processo, não haverá nenhum tipo de suporte para a solução da intercorrência.

Você possui alguma dúvida, ou deseja saber mais sobre o assunto? Fale com um dos nossos especialistas:




O que é Importação?


Importação é a atividade de aquisição de produtos, bens ou serviços vindo do exterior para outros países. Para contextualizar, é a entrada de um produto estrangeiro em um país não originado produtor do mesmo.

Os serviços de importação são imprescindíveis para todos os países, até mesmo para as grandes potencias mundiais pois nenhum país é capaz de produzir toda mercadoria ou produtos que o país precisa para se sustentar e se desenvolver, e assim eles utilizam da importação para buscar tudo o que o país não produz.


Fases do processo de Importação


  1. Administrativa

Fase em que a equipe responsável pelo processo trabalham em prol da autorização atrelado a mercadoria ou o modelo de serviço que será importado. Basicamente. é gerar o licenciamento para dar início ao processo.


2. Cambial


Fase que o pagamento é realizado para empresa exportadora na qual a moeda estrangeira é transferida para o exterior.


3. Fiscal


Fase de desembaraço alfandegário, que corresponde ao despacho aduaneiro por meio do recolhimento de tributos.


Você possui alguma dúvida, ou deseja saber mais sobre o assunto? Fale com um dos nossos especialistas:



13 views0 comments

Comments


bottom of page